Tênis de corrida novo na área: Nike Epic React Flyknit

Tirando a turma canela fina que gosta de correr com tênis baixo, se perguntarmos a maioria dos corredores quais características o tênis ideal precisa ter, a resposta será quase sempre a mesma: amortecimento, leveza e resposta rápida.

E já tem um tempo que a Nike vem pensando nisso.

Em 2015 o grande lançamento foi o LunarEpic, seguido pelo LunarEpic2 em 2016, e em 2017 os modelos do Breaking2 (ZoomFly / VaporFly), todos eles tênis leves e mais altos do que os que estamos acostumadas, já que geralmente esse tipo de modelo (alto e fofinho) é mais pesado.

Seguindo as mesmas premissas, acaba de chegar ao mundo o Epic React FlyKnit, primeiro tênis de corrida (já existe o Hyperdunk, de basquete) com a nova tecnologia REACT FOAM, que mal nasceu e já tem uma enorme responsabilidade: seduzir os fãs de LUNARLON, outrora uma nova tecnologia / grande promessa da marca, e por muitos anos favorita de muita gente (inclusive eu).

Mas o que é REACT?

Os materiais que são moles são assim porque absorvem energia e os materiais que são duros são assim porque dão o maior retorno de energia.

“Pense no seu travesseiro – quando você está deitando a cabeça para dormir, você não quer que ela volte depois que bata no travesseiro”, diz Ernest Kim, Diretor de Nike Running. “Em vez disso, você quer que esse travesseiro absorva toda sua força, de modo que você possa dormir uma boa noite de sono. E é isso o que queremos dizer quando falamos de amortecedor excelente “.

Então pela lógica, a espuma pode fornecer amortecimento ou retorno de energia, e não as duas coisas, certo?

Pois a tecnologia REACT nasceu justamente para mostrar que não.

Lançada em 2017 no basquete, esporte que exige que os jogadores troquem de direção,  acelerem em movimento e levantem em um piscar de olhos, a espuma forneceu um equilíbrio não visto anteriormente que acabou tendo que ser trazida para a corrida.

A promessa?

Além de a espuma ter maior duração, o novo modelo é 5% mais leve, 11% mais macio e devolve 13% mais energia que o Lunarlon.

Foram mais de 400 combinações químicas e mais de 17 mil km percorridos por atletas de elite e amadores, até que os engenheiros, químicos e designers da marca chegassem à composição única da Nike React Foam.

E na hora de colocar essa espuma num tênis de corrida, foram estudados outros dados além dos dados do produto: dados de pessoas.

Como os atletas se movem, em que direção e com que força? Estes dados foram visualizados através de mapas de pressão que mostraram exatamente onde é necessário mais suporte e habilitaram a otimização total de amortecimento e tração.

Eles então levaram isso um passo adiante, alimentando esses dados em um algoritmo, que gerou uma geometria de superfície única, e aumentou os benefícios do produto.

O design computacional também ajudou a eliminar qualquer material que não fosse absolutamente necessário, deixando o tênis ainda mais leve. O solado, de visual complexo, tem diferentes profundidades: as partes mais profundas são de alto amortecimento, enquanto as mais rasas garantem a firmeza da estrutura.

Já o cabedal, uma peça única, sem língua e sem costuras, é todo em flyknit e possui áreas respiráveis nos lugares onde o pé mais esquenta durante a corrida (algo que eu, que corro sem meia, particularmente AMO!). Além disso, ele fica mais ajustado e bonito.

Uma nota: normalmente quando o cabedal é uma peça única tipo LunarEpic, o ideal é comprar um pouquinho maior do que o número que você costuma usar, tá?

Pelo perfil do tênis, acho mais provável que ele agrade mais quem corre for fun do que quem corre por recordes, assim como seus primos Lunarglide e Lunarepic, mas acho que é uma questão de tempo eles conseguirem trazer essa nova espuma para os tênis mais baixos, assim como era o LunarRacer.

Peso: 272g (Masculino tamanho 10) / 221g (Feminino tamanho 8)

Drop:  10mm

Pisada: Todos os tipos de pisada

Preço sugerido: R$ 699,90

No Brasil, o Nike Epic React Flyknit terá pré-venda exclusiva em nike.com em 17/02 e estará disponível para todo mercado no dia 22/02.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.