Disciplina de mãe

Uma das coisas mais preciosas que a corrida me ensinou foi o que é disciplina, e porque precisamos dela para alcançar nossos objetivos.

Minha rotina em busca dos meus tempos nas provas sempre foi pensada com coerência e levando em consideração as outras tarefas que tinha na vida. Admito que muitas vezes (erroneamente) coloquei a corrida na frente de coisas mais importantes, e não pensei muito além daquele objetivo, como se ele fosse a coisa mais maravilhosa da vida.

Com o tempo fui percebendo que apesar de ser legal alcançar um objetivo, depois de tudo sentia um vazio, principalmente ao lembrar de coisas idiotas que havia feito ao longo do processo.

Durante muito tempo fui uma corredora chata pra caralho, achava que estava arrasando e que no final (que final?) tudo valeria à pena.

O lance é que não tem final. Você alcança um objetivo e logo sente necessidade de abraçar outro, e isso vira um looping, que se não for muito bem administrado deixa qualquer uma maluca.

O que eu aprendi voltando a correr depois da maternidade, é que disciplina não é deixar todo mundo falando às 8 da noite para ir dormir e acordar às 5am para treinar, e disciplina não é cumprir seu planejamento à risca custe o que custar. Hoje, enxergo que disciplina envolve outras coisas e pode funcionar de outro jeito na minha vida. 

Percebi que ter disciplina não é acordar pra treinar todo dia no mesmo horário, custe o que custar, e ao contrário do que parece, esse mindset só serve para gente se boicotar .

Disciplina é você não conseguir ir no horário que gostaria, mas mentalizar e se programar para ir no horário que der. Você que é mãe e treina, vai entender porque estou falando isso.

Eu AMO treinar de manhã, mas o Nicolino ainda acorda umas 2 ou 3 vezes na madrugada para mamar, e por mais que meu desejo seja muito grande, não tenho conseguido ir de manhã.

Sempre bati no peito falando que meu dia é péssimo quando não treino de manhã, e agora tive que aprender a ter dias ótimos sem atividade física de manhã. Mudou alguma coisa? Nada.

Se eu não vou de manhã, já vou pensando em estratégias para poder ir em outro horário, nem que seja à noite, pior horário pra minha corrida.

Perguntem pro WO quantas vezes, depois que o Nico nasceu, eu combinei de ir pra pista correr com ele e não fui.

O que eu quero dizer aqui é que disciplina é correr quando dá, e quando a gente consegue viver isso fica tudo mais fácil.

Não é porque você não conseguiu ir, mas viu que a menina que você segue no Instagram foi, que você tem que se sentir que “já era”. Não é porque você tem meia hora no sábado, mas viu que sua amiga correu 20km, que você tem que se sentir chateada demais para ir. Eu sei que essas observações podem parecer bobeira, mas comparações são inevitáveis e infelizmente estão sim nosso dia a dia.

Hoje em dia eu corro na esteira, corro de noite, corro muito, corro pouco, corro devagar, corro rápido, mas principalmente, corro quando e quanto dá.

O importante é ir!

3 comentários Adicione o seu

  1. Aline disse:

    Paula vc é foda. Esse texto é muito bom. E olha que ainda não sou mãe e ja me identifico tanto…
    Um dos maiores aprendizados que tenho na corrida é respeitar a mim mesma, meus limites e acreditar na potencialidade.
    Valeu

    Curtir

  2. Helena disse:

    Perfeito!
    Disciplina com filhos é exatamente isso!
    Vai o horário que der, mas vai…
    No começo do ano consegui finalmente treinar de manhã q era meu desejo para 2017, e no meio do ano tudo mudou voltei a treinar a noite!
    Os horários mudam, mas meu objetivo ainda está lá!
    Parabéns pelo post!

    Curtir

  3. Catarina disse:

    Foi justamente após me tornar mãe que comecei a correr. Tentei algumas vezes retomar meus treinos na hora do almoço, mas não tive muito sucesso. Em algum momento resolvi simplesmente colocar o tênis e sair correndo por aí, o que tem sido ótimo para a saúde do corpo e da mente. Espero continuar correndo com a mesma leveza e sem me cobrar tanto com relação aos números. Em novembro fiz minha primeira prova, foram 10km, e agora me preparo para os 21km em junho no Rio.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.